Capa  |  Memória  |  Estatuto (PDF)  |  Diretoria  |  Oficinas de sócios  |  Notícias  |  Fotos  | Sócios  |  Associe-se       

Notícias

Antônio Schimeneck será patrono da 8ª Feira do Livro de Estrela

AGES - Associação Gaúcha de Escritores

A 8ª Feira do Livro de Estrela já tem seu patrono. O escritor Antônio Schimeneck será o principal homenageado da edição 2018 do evento literário, marcado para ocorrer de 2 a 6 de outubro. O convite foi realizado nesta semana pelo secretário municipal de Educação, Marcelo Mallmann, e a equipe da pasta responsável pela organização. Nos próximos dias devem ser divulgados o slogan e o layout da atual edição. O lançamento oficial está marcado para 10 de agosto. Para o lançamento está praticamente acertada a presença de outro renomado escritor brasileiro.

Schimeneck se mostrou muito feliz com a homenagem. “Sinto-me honrado em fazer parte da vida literária de Estrela em outubro próximo. Com surpresa e alegria, recebo a visita do Marcelo Mallmann, secretário de Educação, e de sua equipe, que me convidam para patrono da edição 2018. Claro, aceito a empreitada, por acompanhar e confiar no trabalho realizado por esse grupo em torno da formação de leitores e da valorização do livro”, destaca. “Se me perguntarem quais minhas expectativas, diria encontrar gente apaixonada por livro. Espero encantar leitores e não leitores. Discutir saídas possíveis para o avanço do mercado do livro como um elemento social transformador”, revela. “Quero ouvir e contar histórias. Será inesquecível”, completa ele, que prometeu presença direta em todos os dias do evento.

A programação final da feira passa por seus últimos ajustes, mas apesar de oficialmente ocorrer de 2 a 6 de outubro, o evento já tem realizado atividades paralelas dentro da sua proposta. Dois deles foram oficinas literárias com os outros dois escritores que estarão presentes ao evento. Fábio Monteiro e Jonas Ribeiro, em recentes visitas a Estrela, proporcionaram formações voltadas a educadores do município. Monteiro coordenou no fim de abril a palestra “O tom, o silêncio e o sentido”. Já Jonas Ribeiro esteve no início de maio com a dinâmica “Literatura e Encantamento”. E será com esse mesmo objetivo que o padrinho da edição 2018 virá antes a Estrela. No dia 20 de agosto, Schimeneck igualmente oportunizará um trabalho voltado aos educadores dos anos finais do Ensino Fundamental estrelense. Mais informações na Secretaria Municipal de Educação (Smed) pelo telefone 3981-1134.

Breve biografia

Antônio Schimeneck é natural de Tupanciretã, município localizado na região Centro Oeste do Rio Grande do Sul. Reside em Porto Alegre e trabalha na Ama Livros Distribuidora. É formado em Letras pela Unisinos e tem quatro livros publicados para o público infantil e juvenil. Suas obras já receberam algumas distinções como Acervo Básico da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), Selo Altamente Recomendável, Catálogo de Bolonha e já foram adquiridos pelo Programa Biblioteca Itaú. É vice-presidente administrativo da Associação Gaúcha de Escritores – AGEs (2017 – 2018).

 

Fonte: Prefeitura de Estrela (RS)


Site elaborado pela metamorfose agência digital - sites para escritores