Capa  |  Memória  |  Estatuto (PDF)  |  Diretoria  |  Oficinas de sócios  |  Notícias  |  Fotos  | Sócios  |  Associe-se       

Notícias

Literatura Grande do Sul volta em abril com Ivette Brandalise e Oscar Bessi no CCCEV

AGES - Associação Gaúcha de Escritores

O projeto Literatura Grande do Sul, iniciado em 2013, tem como objetivo valorizar o melhor da literatura gaúcha e traz, a cada encontro, um gênero literário à pauta. A realização do evento é uma parceria do Centro Cultural CEE Érico Veríssimo e Associação Gaúcha de Escritores (AGES). A temporada 2014 seguirá o formato de encontros mensais no CCCEV (Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico - Porto Alegre/RS) e inicia no próximo dia 26 de abril com o encontro de duas gerações da crônica gaúcha: o colunista dos jornais Correio do Povo, Ibiá e Folha de São Borja, Oscar Bessi, homenageia e recebe Ivette Brandalise - jornalista, psicóloga e cronista da Folha da Tarde por dezenove anos - para um bate-papo aberto ao público. O encontro inicia às 11h e encerra às 12h30. Das 14h às 17h, no mesmo local, oficina de crônicas com Oscar Bessi. Em maio, o projeto trará a poesia de Maria Carpi e Liana Timm.

Ivette Brandalise: jornalista, socióloga, artista e psicóloga. Pioneira entre as mulheres no jornalismo opinativo gaúcho. Foi cronista da Folha da Manhã e da Folha da Tarde (1968 a 1985). Sempre com um traço forte: as ironias muito bem dosadas e com objetivo certeiro. Entrou para a TV Educativa em 1987, onde apresenta o programa de entrevistas Primeira Pessoa. Durante a ditadura militar brasileira, Ivete enfrentou problemas em razão de seu comportamento crítico e teve muitas vezes suas crônicas - impressas e televisivas - e o comentário que fazia para o jornal da TV Difusora, censurados. Na TV Difusora, inclusive, autoridades do governo estadual ameaçaram tirar todos os patrocínios do programa televisivo, caso Ivette não deixasse o telejornal. No rádio, apresentou os programas Cinco Minutos com Ivette Brandalise (Rádio Guaíba, de 1968 a 1985) e As Músicas que Fizeram a Sua Cabeça (FM Cultura, de 1987 a 2005).

Oscar Bessi Filho: escritor, autor de diversos livros, o hoje Diretor de Comunicação da AGES é colunista dominical do Correio do Povo e cronista diário do Jornal Ibiá, além de colaborar semanalmente com a Folha de São Borja. Apresentou o Comentário de Literatura na TV Cultura do Vale em duas temporadas, 2004/2008 e 2010/2012, além de comentários na Rádio América AM 1270. Tem um estilo que mescla humor, sátira e crítica sutil, ao fiel estilo de Ivette e outros mestres da crônica brasileira. É capitão da Brigada Militar.

 


Site elaborado pela metamorfose agência digital - sites para escritores