Capa  |  Memória  |  Estatuto (PDF)  |  Diretoria  |  Oficinas de sócios  |  Notícias  |  Fotos  | Sócios  |  Associe-se       

Notícias

AGES envia carta à Secretaria de Cultura preocupada com IEL e Autor Presente.

AGES - Associação Gaúcha de Escritores

         Preocupada com a indefinição em relação à nomeação de novo diretor para o IEL e com a paralisação do Projeto Autor Presente, a AGES envia carta ao Secretário de Cultura. Leia a carta abaixo.

 

         Porto Alegre, 06 de abril de 2015.

 

         Prezado Sr. Vitor Hugo Alves da Silva, Secretário Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul,

 

            A AGES, Associação Gaúcha de Escritores, tem pautado suas ações na defesa dos interesses de seus associados e também dos demais escritores gaúchos. Criar, manter e preservar ações que tenham como objetivo maior a divulgação da leitura, da literatura e dos escritores rio-grandenses são, portanto, atividades com as quais a nossa associação possui maior cuidado.

Isso posto, algo que, cremos, já foi deixado claro em nossa reunião do dia 22 de março, vimos por meio desta nos manifestar em relação à atual situação do IEL: Instituto Estadual do Livro, que segue sem a indicação de um diretor que atue frente a este tradicional e tão caro Instituto. A indicação de um diretor, com perfil atuante, é de fundamental importância para que as ações de leitura e de divulgação da literatura gaúcha não esmoreçam ou fiquem estagnadas, como já ocorreu em administrações passadas, em que o IEL ficou sucateado. Somente com uma política clara em relação ao livro, à leitura e à formação de leitores, podemos pensar um Estado leitor e produtor de literatura.

O IEL tem sido fundamental neste sentido. Entre tantos projetos desenvolvidos nos últimos anos (e aqui destacamos a edição de livros de autores gaúchos, a reedição da Revista Vox, o projeto Prosa na Estrada, parceria com a AGES, entre outros), destacamos aquele que foi precursor na elaboração de ações que visam à aproximação do escritor e de seu público leitor, o projeto AUTOR PRESENTE. Apenas no ano de 2014, foram realizados 145 encontros, envolvendo 111 escolas, 16 bibliotecas, 18 autores na Paz, 57 municípios e 65 escritores, atingindo público de 36.250 pessoas (em média 250 por encontro). O projeto se manteve, nos últimos anos, com parceria entre a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Educação, o que garantiu pagamento de cachê aos autores, além da aquisição de acervo literário para as bibliotecas escolares.

Assim, acreditamos, firmemente, que tal projeto não pode parar. A comunidade literária precisa dele. Cremos que esta não é a intenção da SEDAC. Todavia, nestes primeiros meses de 2015, as inscrições para participação no projeto, a fim de que escolas recebam escritores, estão suspensas. Várias têm sido as comunicações de escritores que fazem tradicionalmente parte do projeto e de novos escritores (além de professores que têm no AUTOR PRESENTE única forma de propiciar encontro entre escritores e seus alunos) no sentido de que o projeto seja reativado urgentemente. Nossa preocupação se dá em virtude dos cortes no orçamento para a Cultura noticiados em larga escala na mídia e informados em nossa reunião.

Como associação representativa dos interesses dos escritores, deixamos claro nosso posicionamento diante da atual situação do IEL, solicitando que o secretário possa dar acolhida ao nosso pedido o mais rápido possível, indicando um diretor para o IEL e autorizando que as inscrições para o AUTOR PRESENTE sejam abertas e efetivadas, visto que já transcorreu um terço do ano letivo e o foco principal do AUTOR PRESENTE são as escolas. Lembramos, também, que este projeto pioneiro foi criado em 1972, estando a mais de 40 anos contribuindo com a formação do leitor literário e com a divulgação de livros e de escritores gaúchos. Nesse sentido, a AGES seguirá vigilante na defesa dos interesses de leitura e dos escritores, implementando ações para que o IEL e o AUTOR PRESENTE permaneçam dando conta de seus objetivos maiores.

Assim, abertos à parceria e ao diálogo, ficamos no aguardo de seu retorno.

Atenciosamente,

 

 

 

Caio Riter

presidente da AGES

 

 


Site elaborado pela metamorfose agência digital - sites para escritores