Capa  |  Memória  |  Estatuto (PDF)  |  Diretoria  |  Oficinas de sócios  |  Notícias  |  Fotos  | Sócios  |  Associe-se       

Notícias

Desafio de futebol reúne Seleção de Escritores Gaúchos e Escritores de Caxias dia 27

AGES - Associação Gaúcha de Escritores

Escritores que ainda desejam participar do encontro, podem enviar e-mail para oscar@oscarbessi.com.br

No próximo domingo, dia 27/09, a cidade de Caxias do Sul receberá um evento diferente. Chamado de desafio lítero-futebolístico pelos organizadores - o patrono da 31ª Feira do Livro de Caxias, Uili Bergamin, e o Diretor de Comunicação da Associação Gaúcha de Escritores (AGES) -, a quadra de futebol society do Planeta Bola no Bairro Santa Terezinha será palco de um jogo de futebol diferente. Um encontro entre o combinado de Escritores de Caxias do Sul contra a "Seleção Gaúcha de Escritores", grupo de amigos reunidos pela AGES. A ideia surgiu após conversas informais nas redes sociais entre Uili e Oscar sobre a possibilidade de reunir escritores para um encontro esportivo. "O futebol é da cultura brasileira, é algo que está na pele e na alma do nosso povo, não podemos negar. E queremos que o livro, instrumento tão importante e necessário de humanização, também se aproxime da grande massa não leitora. Penso o futebol que é um dos caminhos, uma das formas de dessacralizar a literatura", defende Oscar.

A prática não é inédita. No Rio de Janeiro, dois times reúnem escritores. O Pindorama Futebol Clube reúne escritores brasileiros para desafios internacionais, como contra o "Autonama", selecionado alemão. As duas equipes se enfrentaram na Feira do Livro de Frankfurt e na Festa Literária Internacional de Patary (RJ). O outro time é o Politheama, de Chico Buarque, que reúne escritores e artistas. No Rio Grande do Sul, um único evento de futebol da AGES aconteceu nos anos 90, no Ginásio da Brigada Militar, onde um time de escritores gaúchos enfrentou o combinado de editores e livreiros. Tau Golin e Charles Kiefer foram os artilheiros, enquanto o goleiro destaque foi Sergio Faraco, como conta Dilan Camargo. As presenças dos três ainda não estão confirmadas para o desafio de domingo.

Airton Ortiz, atual Patrono da Feira do Livro de Porto Alegre, é atração da AGES no domingo. Ele estará na Feira do Livro de Bento Gonçalves no dia seguinte e, como Dilan Camargo, lembra com carinho daquele jogo passado, quando também participou: "A Duda, jogadora de futebol feminino do Inter, esteve em quadra e o Marsiglia apitou. Mas inesquecível mesmo foi ver o goleiro Faraco mostrando um cartão ao juiz no meio do jogo", recorda, divertido, Airton.

Os times estão confirmados. Os Escritores de Caxias do Sul, que jogarão com as camisetas brancas da Feira do Livro 2015, terão: Lucio Humberto Saretta, Leandro Angonese, Tiago Marcon, Charles Tonet, Juliano Valim Soares, Uili Bergamin, Marcos Mantovani, Vanderlei Francisco da Silva, Marcos Kirst, Luiz Henrique Batista. A Seleção Gaúcha de Escritores, que entrará em quadra com uniforme vermelho cedido pela Associação dos Soldados da Brigada Militar do Vale do Caí, terá: Aiton Ortiz, Mario Pirata, Nilson May, Oscar Bessi, Leandro Coimbra, Jeferson Tenório, JB Cardoso, Rafael Trombetta e Paulo Tedesco. O evento está na programação da pré-feira da 31ª Feira do Livro de Caxias do Sul e tem até fanpage no Facebook com álgum de figurinhas dos convocados e outras brincadeiras, basta procurar por "Escritores de Caxias do Sul x Seleção Gaúcha de Escritores". No final de semana seguinte, dias 03 e 04 de outubro, ocorrerá o Encontro Gaúcho de Escritores promovido pela AGES. 

 


Site elaborado pela metamorfose agência digital - sites para escritores