Notícias

AGES manifesta ao Secretário da Cultura seu apoio ao IEL
11/11/2016 / AGES - Associação Gaúcha de Escritores

A diretoria da Associação Gaúcha de Escritores (AGES) torna público aos seus associados, escritores em geral, integrantes do meio cultural, leitores e comunidade gaúcha, que enviou Ofício ao Sr. Secretário Estadual da Cultura do Rio Grande do Sul, manifestando seu posicionamento quanto à possível venda do prédio onde hoje se localiza o Instituto Estadual do Livro (IEL). A possibilidade foi levantada em coluna política de um jornal da capital gaúcha. Após sabermos desta possibilidade, mesmo que não sendo uma notícia, e sim especulação, fizemos contato com as autoridades públicas gestoras do processo. Destas, recebemos a afirmação de que o prédio em questão não estava na relação de patrimônios a serem negociados pelo governo estadual. Assim, após consultar os envolvidos no processo e a diretoria da AGES, optamos por enviar ofício ao Secretário com o teor abaixo.

 

 

 

ASSOCIAÇÃO GAÚCHA DE ESCRITORES

www.ages.org.br

 

 

Ofício n.º 11/2016/AGES

Porto Alegre, RS, 10 de outubro de 2016.

 

 

Ao Excelentíssimo Senhor Secretário da Cultura do RS

Vitor Hugo Alves da Silva

 

Assunto: Prédio do Instituto Estadual do Livro.

 

 

Senhor Secretário,

 

 

Como é de conhecimento público, notícias veiculadas na imprensa local deram conta da possiblidade da intenção de venda, por parte do Governo do RS, e em virtude da grave crise financeira por que passa o Estado, do prédio onde hoje se encontra o Instituto Estadual do Livro, na Rua André Puente.

Em primeiro lugar, louvamos a imediata intervenção de V. Exª em defesa da não negociação do referido prédio. Confirmamos, também, com a Diretora do Instituto Estadual do Livro que, pelo menos por ora, não há este temor ou possibilidade.

Entretanto, sabemos como costumam andar os ventos da política econômica, onde a Cultura costuma ser tratada, pelos gerentes públicos em geral, como descartável, ignorando-se seu potencial de intervenção no fortalecimento da identidade de um povo. O construir de caminhos de humanização e consciência, pilares, todos estes, da dignidade e da cidadania plenas.

Assim, a Associação Gaúcha de Escritores (AGES), ao ingressar em seu 35º ano de existência, manifesta seu apoio incondicional ao Instituto Estadual do Livro e à manutenção de sua sede onde hoje está, somando-se às vozes diversas que compartilham este visão quanto a termos, neste local, um dos principais pontos de referência e partida para ações que visem o semear e a valorização da literatura gaúcha. Que nenhuma crise econômica diminua este valor. E a AGES, através de seus escritores associados, está disposta a colaborar no que for possível para que esta causa seja vitoriosa.

.Respeitosamente,

OSCAR BESSI FILHO

Presidente AGES 2016/17

 

Todos os direitos reservados à Associação Gaúcha de Escritores