Capa  |  Memória  |  Estatuto (PDF)  |  Diretoria  |  Oficinas de sócios  |  Notícias  |  Fotos  | Sócios  |  Associe-se       

Notícias

Jacira Fagundes toma posse na Academia Literária Feminina do RS

AGES - Associação Gaúcha de Escritores

Em solenidade pública ocorrida no último dia 10 de maio, a escritora Jacira Fagundes tomou posse na Academia Literária Feminina (ALF) do Rio Grande do Sul. Em sessão dirigida pela presidente da Academia, Santa Inèze Neiva Soares, Jacira teve como paraninfa a acadêmica Izabel Eri Diehl de Camargo, que também é pedagoga, professora universitária, escritora e poeta. Jacira Fagundes agora passa a ocupar a cadeira nº 29 da Academia, cuja patrona é a escritora e poeta Emilia Rosa de Marsilac Fontes. poeta e contista natural de Sergipe e que viveu entre os anos de 1871 e 1953. Também estavam presentes ao ato o secretário adjunto de Cultura do RS, André Kryszczun e a diretora do Instituto Estadual do Livro (IEL), Patrícia Langlois, além de outras acadêmicas da ALF e convidados.

Natural de Porto Alegre, Jacira Fagundes percorreu o caminho pessoal e profissional dividindo o tempo entre família e magistério. Somente em 1990, ao cursar a Oficina de Criação Literária da PUC, diz ela, "acalentou o sonho de se fazer uma artesã da palavra". Antes, escrevera algumas poesias e contos. "Passei a frequentar novas oficinas de literatura e grupos de leitura, entregando-me compulsivamente à criação de textos e participando de antologias."

A trajetória literária, encarada como ofício, teve começo em 2002, com a premiação do conto “Noite fria de vigília”, quando do lançamento do Prêmio Revelação Literária Nova Prova – 20 anos. Logo partiu para a criação de sua primeira obra: o infantojuvenil "Um desafio para Manoel". Aguardou três anos pela publicação até que encontrasse alguém disposto a ilustrar. O livro saiu publicado em 2005.

A partir disso, o ofício do que Jacira define como "artesã da palavra" passou a ser encarado com profissionalismo, resultando em várias obras publicadas, participações em antologias, convites para palestras, formação de mesas, seminários e oficinas em escolas e demais instituições públicas e privadas.

 


Site elaborado pela metamorfose agência digital - sites para escritores