Capa  |  Memória  |  Estatuto (PDF)  |  Diretoria  |  Oficinas de sócios  |  Notícias  |  Fotos  | Sócios  |  Associe-se       

Notícias

AGES abre ciclo de palestras sobre literatura infantojuvenil

AGES - Associação Gaúcha de Escritores

Escritora Jacira Fagundes foi a palestrante do primeiro painel, ocorrido no dia 6 de junho na Biblioteca Lucília Minssen.

A Associação Gaúcha de Escritor​​es (AGES) ​promoveu​, na noite do dia 6 de junho,​ a abertura d​o​​​ seu ciclo de​ ​palestras​ ​sobre Literatura Infantojuvenil (LIJ). O​ ​evento ocorreu na Biblioteca Lucilia Minssen,​ ​da Casa de Cultura Mario Quintana​, e teve a participação de professores das redes estadual e privada, escritores e ilustradores de LIJ, bibliotecárias e interessados em literatura infantil. ​Na oportunidade, a diretora de Literatura Infantojuvenil da AGES, escritora Jacira Fagundes (foto ao lado), ​palestrou sobre o tema "A obra infantojuvenil e seu dimensionamento no âmbito escolar​"​, ​abrindo a discussão sobre o livro infantojuvenil, o autor e a escola como formadora de leitura​, bem como sobre o ofício da escrita, o objetivo do escritor ao escrever, o que acontece na escola com a obra escrita ​e a situação do livro infantil e juvenil no mercado​.

​Os participantes também debateram o texto "O maior desafio do mercado editorial não é a distribuição", do escritor Marcelo Spalding, no qual o autor aponta a importância da divulgação do livro de forma ampla em muitos outros espaços que não sejam apenas aquele restrito à escola. Na abertura do encontro, a vice-presidente cultural da AGES, Milene Barazzetti Machado (foto abaixo, à direita de Jacira Fagundes), fez uma breve explanação sobre a história e os objetivos da Associação, bem como convidou a todos para participarem dos dois próximos debates que integram o ciclo, a serem realizados nos dias 4 de julho e 17 de agosto. A diretora da Biblioteca Lucília Minssen, Marília Sauer Diehl, agradeceu a parceria AGES e a doação de livros infantis feita pelos participantes do evento.

O ciclo de palestras promovido pela AGES é aberto ao público interessado e tem o objetivo de discutir questões pertinentes à produção da obra infantil e/ou juvenil e seu papel na formação do pequeno e jovem leitor. As palestras ocorrerão sempre entre as 18h30min e as 20h30min, na Sala Lili Inventa o Mundo, na Biblioteca Lucília Minssen, no 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana.

As Inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço eletrônico da AGES (ages@ages.org.br) ou da vice-presidenta de Cultura da entidade, Milene Barazzetti (milenebarazzetti@gmail.com). A AGES solicita apenas que os participantes inscritos façam a doação de um livro infantil para a Biblioteca Lucília Minssen, que sediará o evento.

Confira a programação das próximas palestras:
 

Tema: O escritor de literatura infantojuvenil e a narração de histórias

Palestrantes: Milene Barazzetti Machado e Leila Pereira

Data: 4 de julho

Horário: 18h30min às 20h30min

 

Tema: Poesia: desafios e propostas no âmbito escolar

Palestrante: Marion Cruz e Gláucia de Souza

Data: 17 de agosto

Horário: 18h30min às 20h30min

 


Site elaborado pela metamorfose agência digital - sites para escritores