Capa  |  Memória  |  Estatuto (PDF)  |  Diretoria  |  Oficinas de sócios  |  Notícias  |  Fotos  | Sócios  |  Associe-se       

Notícias

21ª Feira do Livro de Gramado valoriza literatura e cinema

AGES - Associação Gaúcha de Escritores

Evento terá início no dia 9 de junho e terá o escritor e cineasta Tabajara Ruas como patrono.

Valorizando a criação literária e cinematográfica, a 21ª Feira do Livro de Gramado traz o tema “Das páginas para as telas” e um patrono de peso, escritor e cineasta reconhecido: Tabajara Ruas, que estará presente em todo o evento, cujo início ocorre na próxima sexta-feira (9/6) e segue até o dia 18 de junho. Tabajara ganhou o título mais importante da Feira e a incumbência de realizar, além das tradicionais sessões de autógrafos, uma série de bate-papos e workshops após a exibição dos filmes “Senhores da Guerra”, "Netto perde sua alma" e “Netto e o Domador de Cavalos”, dirigidos pelo cineasta.

“O tema da Feira do Livro vem a reverenciar o Festival de Cinema. Além das atividades com o patrono, outras ações fazem referência às temáticas de leitura e produção cinematográfica”, avalia a coordenadora da Feira do Livro, Margarete Inês Anschau. Entre as atividades da programação, estão duas oficinas de culinária: uma de gastronomia italiana, baseada no filme O Quatrilho (no sábado, 10) e outra de chocolates, baseada no filme “A Fantástica Fábrica de Chocolates” (na quarta, 14).

Espetáculos como “Marylin canta e encanta”, da Cia Goliardos (domingo, 11); “Personagens famosos da história do cinema”, do Grupo Só Rindo; e sessões de cinema, como a do filme “Anita”, com bate-papo com o ator Sebastião Fonseca de Oliveira, fazem referência à valorização do tema do evento. Uma novidade da Feira do Livro em 2017 é a participação do Centro Cultural SESI, por meio de um trailer equipado com computadores para atividades interativas e contação de histórias, e que ficará estacionado na Rua Pedro Benetti, próximo da Igreja Matriz de Gramado.

A abertura oficial ocorre às 15h de sexta-feira (9), no palco cultural da Feira do Livro, na Rua Coberta, com a presença do patrono Tabajara Ruas e a intervenção artística “Fragmentos”, da Cia Lisi Berti. “Buscamos prestigiar a nossa população, proporcionando um ambiente de leitura, de interação, com escritores, artistas, estudantes e comunidade em geral”, salienta o secretário da Cultura, Allan John Lino.

Tabajara Ruas - Tabajara Ruas nasceu em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, em 1942. Cursou Arquitetura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e na Academia de Artes da Dinamarca. Escritor e cineasta, tem 10 romances publicados no Brasil e traduzidos em 11 países. Tabajara dirigiu quatro longas-metragens premiados e escreveu 12 roteiros de longas, diversos curtas e adaptou “O Tempo e o Vento” (Erico Verissimo) para filme e minissérie na TV Globo.


21ª Feira do Livro de Gramado

Quando: 9 a 18 de junho

Onde: Rua Coberta

Horário: Segunda a sexta, das 9h às 19h, e sábados e domingos, das 10h às 20h

Atividades gratuitas

 

Fonte: Prefeitura de Gramado


Site elaborado pela metamorfose agência digital - sites para escritores