Capa  |  Memória  |  Estatuto (PDF)  |  Diretoria  |  Oficinas de sócios  |  Notícias  |  Fotos  | Sócios  |  Associe-se       

Notícias

Narração de histórias foi tema do segundo painel da AGES

AGES - Associação Gaúcha de Escritores

"O escritor de literatura infantojuvenil e a narração de histórias" foi o tema da palestra que as escritoras Milene Barazzetti Machado e Leila Pereira realizaram na noite de terça-feira, dia 4 de julho, na Biblioteca Lucilia Minssen da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. O painel integra o ciclo de palestras sobre Literatura Infantojuvenil que está sendo promovido pela Associação Gaúcha de Escritores (AGES). A primeira palestra do ciclo foi realizada na noite do dia 6 de junho, ​quando a diretora de Literatura Infantojuvenil da AGES, escritora Jacira Fagundes, ​palestrou sobre o tema "A obra infantojuvenil e seu dimensionamento no âmbito escolar​"​​.

Neste segundo encontro, explica Milene Barazzetti (na foto, de pé), foram abordados alguns referenciais teóricos da narração de histórias e da mediação de leitura. Ela destaca que os participantes tiveram oportunidade de debater o tema a partir, principalmente, dos aspectos abordados por estudiosos como Yolanda Reis, Lenice Gomes, Gislayne Matos, Francisco Gregório e Ilan Brennan, entre outros autores. "A grande questão foi o papel do escritor e do contador de histórias na promoção da leitura. Também foram abordados aspectos inerentes à escrita e à narração oral", relata a escritora, que mediou o debate junto com Leila Pereira (na foto, sentada).

O terceiro e último painel do ciclo de palestras será realizado no dia 17 de agosto, às 18h30min, quando o escritor Marion Cruz e a escritora Gláucia de Souza falarão sobre o tema "Poesia: desafios e propostas no âmbito escolar". Nesse painel, que também ocorrerá na Sala LiLi Inventa o Mundo, da Casa de Cultura Mario Quintana, serão entregues os certificados de participação daqueles que estiveram presentes em pelo menos dois encontros do ciclo de palestras.

O ciclo é aberto ao público interessado e tem o objetivo de discutir questões pertinentes à produção da obra infantil e/ou juvenil e seu papel na formação do pequeno e jovem leitor. A Sala Lili Inventa o Mundo, da Biblioteca Lucília Minssen, fica no 5º andar da CCMQ. As Inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço eletrônico da AGES (ages@ages.org.br) ou da vice-presidenta de Cultura da entidade, Milene Barazzetti (milenebarazzetti@gmail.com). A AGES solicita apenas que os participantes inscritos façam a doação de um livro infantil para a Biblioteca Lucília Minssen, que sediará o evento.

 


Site elaborado pela metamorfose agência digital - sites para escritores