Capa  |  Memória  |  Estatuto (PDF)  |  Diretoria  |  Oficinas de sócios  |  Notícias  |  Fotos  | Sócios  |  Associe-se       

Notícias

Patrono toca o sino e abre oficialmente a 20ª Feira do Livro de Esteio

AGES - Associação Gaúcha de Escritores

“Quando digo a palavra amigo/ Minha alma abre os postigos./ Amigo é um código sem artigos./ Amigo não vem para a colheita. / Vem plantar o trigo. / E sua presença é doce como os figos./ Amigo conhece as confidências do silêncio./ Longe ele está contigo./ O mundo não pode te magoar, pois tens um amigo./ E o seu abraço é um abrigo”.

Foi com os versos da Canção do Amigo, poema de autoria própria, que Luiz Coronel (foto), patrono da 20ª Feira do Livro de Esteio, saudou, na abertura oficial do evento, organizadores, livreiros, demais expositores e público da tradicional feira cultural da cidade, que este ano saiu da Rua Coberta, no Centro, e foi para a Avenida do Carnaval, no Bairro Santo Inácio.

Emocionado, o poeta, escritor, compositor, professor e publicitário – entre outros talentos e formações – agradeceu ao convite para ser o patrono da Feira em seu Jubileu de porcelana. “A função de uma Feira do Livro é aquecer culturalmente a sua população. Que se abram os livros, que a população estenda sua mão aos livros com a mesma ternura e encantamento que estende a mão ao pão ao cada amanhecer”, discursou. “Que honra para mim conviver com vossas crianças. Estarei aqui brincando com elas segunda-feira. E que honra eu tenho, hoje, sendo patrono desta feira, tão digna e destinado a leitura. Muito obrigado pela honra que me conferem”, finalizou.

Em sua fala, o prefeito Leonardo Pascoal destacou o trabalho da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) e do Serviço Social do Comércio (Sesc), que é coorganizador da Feira. Pascoal ressaltou ainda o apoio do Sesi, Real Rodovias, Corsan e Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC). “Parabenizo os nossos homenageados, Iranelci Padilha, Miguel Luz e Maria Conceição Padilha, que estão sendo justamente homenageados pela trajetória e legado na literatura de nossa cidade”, afirmou. O prefeito agradeceu aos livreiros que aceitaram expor no novo espaço do evento. “Aqui, temos uma estrutura maior, mais qualificada, que vai acolher melhor os participantes da Feira do Livro e permitir que a gente possa apreciar a Feira como ela merece ser apreciada”, exemplificou. “Esse evento foi pensado ao longo de muito tempo, com muito carinho, para que fosse uma festa de celebração do livro e da leitura”, ressaltou no final.

Também participaram da solenidade de abertura, o titular da SMCEL, Rafael Figliero, o presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Costella, o gerente do Sesc Canoas, Cléber Arruda, e o representante do Sesi Márcio Reckel, além dos escritores homenageados.

Depois das falas, o patrono seguiu o ritual tradicional das feiras dos livros. Acompanhado pelo prefeito, Luiz Coronel percorreu os dois corredores onde estão os estandes de livreiros e artesãos tocando o sino. Assim, o patrono abriu oficialmente a 20ª Feira do Livro de Esteio, que segue até o dia 5 de agosto com diferentes atrações no canteiro central da Avenida do Carnaval.


Primeiros visitantes
Era por volta das 14h quando Cibeli Silva, 34 anos, percorreu os corredores da Feira do Livro acompanhada dos filhos. Uma das primeiras a visitar o espaço, Cibeli disse que o evento é sempre bem-vindo. “Uma feira do livro sempre é boa. A criançada tem que ter o incentivo da leitura. Meus filhos adoram ler e sempre que posso compro algo para eles”, comentou.

Para Gabriela Santos, 19 anos, a semana será de expectativa. É minha primeira feira como vendedora. Apesar da mudança de local, acredito que as vendas serão boas. O legal é que também há bastante atividades para as crianças aproveitarem”, disse.

Mais experiente, Rafael Santos, 35 anos, também está otimista: “A Feira do livro da cidade é muito boa. Temos um público bom na feira. Escolas e moradores comparecem e acompanham a literatura”, lembrou o livreiro que há cinco expõe em Esteio.

Muitas atrações

Até o dia 5, quem passar pela Avenida do Carnaval poderá aproveitar uma Feira do Livro com diferentes atrações. Além dos livros, o principal “personagem” do evento, estão previstas atrações como mediação de leitura, apresentações de teatro, de música e de dança, sessões de autógrafo e bate-papos com autores e escritores, entre outras (confira abaixo).

Neste sábado (29), destaque para o Sarau Poético com a participação de autores locais. No domingo (30), estão previstas rústica, atividades de mediação de leitura no caminhão do Centro Cultural Sesi e shows musicais. Na segunda (31), Luiz Coronel participa de sessão de autógrafos.

A 20ª Feira do Livro de Esteio é uma realização da SMCEL com parceria do Sesc e apoio do Sesi, Real Rodovias (que vai transportar os alunos das escolas de Esteio até a Feira) e Corsan.

O patrono

Natural de Bagé, Luiz Coronel é autor, editor, compositor, conferencista e publicitário. Entre seus trabalhos literários estão a Clássicos do Regionalismo Gaúcho, Palmas Para o Teatro, Retratos da Terra, O Cavalo Verde, Filé de Borboleta e Sabores de uma Grande História. Suas dezenas de composições tiveram músicas gravadas com múltiplos parceiros, estando algumas entre os clássicos rio-grandenses. Saiba mais sobre o patrono em www.luizcoronel.com.br.

Programação

Sábado (29)
10h – Abertura dos estandes. Atividades de mediação de leitura no Centro Cultural Sesi e BiblioSesc – Mediação de leitura: “E você brinca do quê?”, de Vera Lúcia Dias, e “A Onça e o Saci”, de Pedro Bandeira – BiblioSesc
Das 10h às 19h – Brinquedos infláveis – Sesc
15h – Lançamento e sessão de autógrafos do livro “No Mar Azul da Alma”, de Maria do Carmo Silveira
16h – Sessão de autógrafos do livro “Eu sou o ser binário”, de Damião de Oliveira
16h30min – Sessão de autógrafos do livro “Andarilhos”, de Rodrigo Tavares
17h – Sarau poético com a participação de autores locais
17h – Sessão de autógrafos coletivos com os autores esteienses Maria do Carmo Silveira, Maria Conceição Padilha, Esteban Rey Fontan, Caio Spessatto, Estevão Fontoura Ribeiro e Luciano de Freitas
18h – Atração musical: Alexandre Lima de Souza e banda
18h30min – Apresentação de dança: folclore árabe e dança do ventre com alunos da Casa de Cultura
19h10min – Atração musical: banda Jack Blues


Domingo (30)
10h – Abertura dos estandes
10h – Saída da Rústica da Feira do Livro – Sesi
11h – Chegada da Rústica da Feira do Livro
11h – Atividades de mediação de leitura no Centro Cultural Sesi
14h – Distribuição de erva-mate Barão
Das 14h às 18h – Atividades de mediação de leitura no Centro Cultural Sesi
18h – Atração musical: Johnny e Diego
19h – Atração musical: Gérson Mattos, com participação de Carlos Próspero, voz e violão


Segunda-feira (31)
9h – Abertura dos estandes
9h15min – Recepção às escolas com Grupo Estilo Dança de Esteio (Gede)
9h30min – Apresentação teatral: Projeto Teatro Para Todos
10h – Autor no palco: Atividade com o patrono Luiz Coronel
10h30min – Sessão de autógrafos com o patrono Luiz Coronel
10h45min – Mediação de leitura: “Não!”, de Marta Altés, e “O Mistério do Tempo”, de Silvana Tavano – BiblioSesc
13h30min – Apresentação de dança: “O Mágico de Oz”, com o Centro de Atividades Recreativas (Care)
14h – Espetáculo “João Giló” – Grupo TIA de Teatro – Sesc
15h – Contação de histórias: “O Relógio do Vovô”, com Maria Conceição Padilha – Centro Cultural Sesi
18h – Apresentação de dança: alunas de balé da professora Milena Maculan
19h – Lançamento de livro “Olga: Manobras de um Destino”, de Kátia Konrath
19h30min – Intervenção com artista Maragato contando causos de Luiz Coronel


Terça-feira (1º)
9h – Abertura dos estandes
9h30min – Apresentação musical: alunos do CMEB Santo Inácio
10h – Autor no palco: Gelson Weschenfelder falando sobre o livro “Filosofando com os Super-heróis” – Sesc
10h30min – Mediação de leitura: “Mania de Explicação”, de Adriana Falcão, e “O que tem dentro da barriga da formiga?”, de Marion Cruz
10h40min – Autor no palco: Verlaine Terres, com o livro “Sindy, a Mais Bela: ensaio teatral e outras histórias”, com a participação do escritor Esteban Rey Fontan
13h30min – Apresentação teatral: “Ajudando o Meio Ambiente” – CMEB Maria Marques
14h – Sarau Poetinhas Iluminados: poemas e canções do livro “A Arca de Noé”, de Angélica Rizzi - Sesc
15h – Apresentação musical: alunos da professora Priscila Granja, do CMEB Santo Inácio
15h30min – Sessão de autógrafos e bate-papo com autora Daniela Gebelucha, do livro “Luar de Emoções” – Centro Cultural Sesi
19h – Sessão de cinema: curta gaúcho “A Última Reunião Dançante” – Sesc
19h20min – Autor no palco: bate-papo sobre hai-kai com Luis Carlos Spessatto


Quarta-feira (2)
9h – Abertura dos estandes
9h – Contação de histórias: “Tesouro de Papel”, alunos da Fabico/Ufrgs – Sesc
9h40min – Autor no palco: bate-papo e sessão de autógrafos com a autora Ana Godoy sobre o livro “Conversas”
10h20min – Autor no palco: bate-papo com Luiz Antônio Aguiar sobre o livro “Duelo dos Chefes”
14h – Autor no palco com Jairo Luiz de Souza sobre o livro “Poemar”
14h30min – “O Menino que Chovia”, de Cláudio Thebas, e “Chapeuzinho Amarelo”, de Chico Buarque – BiblioSesc
14h45min – Apresentação de dança: alunas de balé da professora Milena Maculan
15h – Apresentação teatral: “Turma do Utilixo”, de Nely Guernelli, com alunos do CMEB Edwiges Fogaça
15h30min – Apresentação musical: aluna Stephanie da Silva Braun e colegas, do CMEB Santo Inácio
19h – Esquete teatral: “Essas Mulheres”, com o grupo de teatro Melhor Não
19h30min – Apresentação de dança cigana: Lori Emanuela


Quinta-feira (3)
9h – Abertura dos estandes
Das 9h às 18h – Brinquedos infláveis – Sesc
9h15min – Apresentação musical: Coral do CMEB Vila Olímpica
9h30min – Autor no palco: Verlaine Terres com o tema indígena do livro “A História de Anahí”, com participação de Denize Domingos
10h – Apresentação teatral: “A Menina da Biblioteca”, com o Teatro Luz e Cena
10h30min – Mediação de leitura: “E você brinca do quê?”, de Vera Lúcia Dias, e “A Onça e o Saci”, de Pedro Bandeira – BiblioSesc
13h30min – Contação de histórias: “O Menino de Estimação”, com Maria do Carmo Silveira – Centro Cultural do Sesi
13h45min – Mostra de Judô - Mais Educação do CMEB Eva Karnal
14h – Espetáculo “El Grand Scaramouche”, com o grupo Kahos Ciência – Sesc
14h45min – Contação de histórias: “A Gotinha”, com Verlaine Terres
15h20min – Autor no palco: Denize Domingos, com o livro “A Lenda do Menino de Pedra”
18h – Atração musical: Diego de Souza Batista
19h – Bate-papo: encontro literário da Editora Versus (Esteio) com os escritores locais sobre a arte da criação literária


Sexta-feira (4)
9h – Abertura dos estandes
9h30min – Apresentação teatral: “Super Carinhos Quentes”, Grupo Miniatores
9h45min – Mediação de leitura: “Entre Nuvens”, de André Neves, e “Chapeuzinho Amarelo”, de Chico Buarque – BiblioSesc
10h – Autor no palco: Esteban Rey Fontan, com o livro “A Lenda do Patinho Azul”
10h30min – Apresentação de dança: alunas de balé da professora Milena Maculan
10h45min – Bate-papo e sessão de autógrafos do livro “Andarilhos”, de Rodrigo Tavares – Centro Cultural Sesi
13h30min – Apresentação teatro: “Deu a Louca em Romeu e Julieta”, com Grupo Em Cena
14h – Contação de histórias: “O Consertador de Coisas e Outras Histórias de Encantar”, com Milene Brazzetti Machado
14h30min – Mediação de leitura: “Não!”, de Marta Altés, e “O Mistério do Tempo”, de Silvana Tavano – BiblioSesc
15h – Apresentação de dança: “Saindo de Férias”, Grupo de Danças La Salle Esteio
15h20min – Apresentação de dança: Grupo de Danças Urbanas La Salle Esteio
17h30min – Sessão de autógrafos do livro “Os Sonhos, Paixões e Loucura de Carnaval”, de Estevão Fontoura Ribeiro
19h – Bate-papo: encontro literário jornalístico musical da Editora Versus com participação da cantora Miriam Smile
19h40min – Atração musical: Miriam Smile, voz e violão


Sábado (5)
10h – Abertura dos estandes
10h – Apresentação de dança: Grupo de Dança Soul Street
Das 10h às 17h - Atividades de mediação de leitura no Centro Cultural Sesi e BiblioSesc
10h30min – Mediação de leitura: “Mania de Explicação”, de Adriana Falcão, e “O que tem dentro da barriga da formiga”, de Marion Cruz
14h30min – Mostra de Dança: Casa de Cultura de Esteio (estilos variados)
16h – Sarau poético com a participação de autores locais – Centro Cultural Sesi
17h – Atração musical: Diego de Souza Batista e Jorge Auê
17h30min – Atração musical: Patrick Martins, voz e violão
18h – Encerramento da 20ª Feira do Livro de Esteio

Biblioteca Municipal ficará fechada durante os dias do evento

Entre 28 de julho e 5 de agosto, dias da Feira do Livro, a Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, localizada dentro da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, permanecerá fechada. Quem tiver livros para devolver neste período poderá entregá-los na recepção da Casa de Cultura. Não haverá alterações nas demais atividades do centro cultural esteiense, como oficinas, cursos, cadastro de produtores culturais do Funproarte, entre outros. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3473-0414.

 

Fonte: Djalma Corrêa Pacheco / Prefeitura Municipal de Esteio (RS)


Site elaborado pela metamorfose agência digital - sites para escritores