Capa  |  Memória  |  Estatuto (PDF)  |  Diretoria  |  Oficinas de sócios  |  Notícias  |  Fotos  | Sócios  |  Associe-se       

Notícias

“Quem lê sai fora da caixa” é tema da Feira do Livro de Nova Petrópolis

AGES - Associação Gaúcha de Escritores

A 22ª Feira do Livro de Nova Petrópolis será realizada de 23 a 27 de agosto, das 8h às 21h, na Rua Coberta de Nova Petrópolis. “Quem lê sai fora da caixa” é o tema do evento literário. A edição 2017 terá o jornalista, historiador e escritor, Felipe Kuhn Braun como patrono. Contação de histórias, bate-papo com patrono, oficina de ilustração, apresentações culturais, livreiros, teatros, pernas de pau, shows e muito mais integram a programação da Feira do Livro de Nova Petrópolis.

Os alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Guilherme Gaedicke fizeram a montagem da programação da 22ª Feira do Livro de Nova Petrópolis nesta quinta-feira, 17 de agosto. Em 2017, a feira tem como tema "Quem lê sai fora da caixa" e, para inovar, a programação tem linhas de corte e dobra para montar uma caixa.

A abertura oficial da 22ª edição ocorre quarta-feira, 23 de agosto, às 18h30min, na Rua Coberta. A cerimônia contará com a presença do patrono Felipe Kuhn Braun e com a apresentação dos vencedores do 19º Festival de Música Estudantil – Pré-escola ao 5º ano.

A programação será intensa durante os cinco dias de evento. Durante a semana, das 08h às 11h e das 14h às 16h30min, o público da Feira do Livro poderá aproveitar as Caixas de Teatro Lambe-Lambe, da Cia de Teatro Entre Linhas. O espetáculo acontece dentro de uma pequena caixa, na qual o espectador, individualmente, vai espiar por uma fenda para assistir ao enredo. Ele vai receber fones de ouvido para escutar a trilha e a narração da trama. Do outro lado da caixa, estará o ator/manipulador que vai dar vida a estes personagens e contar a história operando a sonoplastia e a iluminação, manipulando os cenários e personagem durante, aproximadamente, dois minutos.

Na quinta-feira, 24 de agosto, destaque para o teatro que apresenta uma releitura do clássico Moby Dick, “As Aventuras do Fusca a Vela”, do Grupo UEBA, às 19h, na Rua Coberta. O espetáculo se passa em torno de um ferro velho, onde dois personagens se encontram em uma situação singular, confundindo realidade com fantasia. O velho Ismael conta suas aventuras para o jovem Jonas, que experimenta a história através do fusca, transformando o carro em uma embarcação, conduzindo o espectador a viajar com seus delírios. Os dois partem em uma surpreendente aventura com os tubarões, sereias, tempestades e a caça, movida pelo sentimento de vingança à baleia Moby Dick.

Na sexta-feira, 25, às 19h, ocorre a apresentação dos vencedores do Festival de Música Estudantil 2016 – Categoria 6º ano ao Ensino Médio, entre outras atividades. Sábado, 26 de agosto, às 10h, haverá debate entre Autoridades Mirins e o patrono da feira; às 17h30min, o patrono Felipe Kuhn Braun recebe os historiadores locais para discussão de assuntos relevantes. Também no dia 26, às 13h, ocorre o lançamento do livro “A árvore que fazia ooommmm...” com atividade de yoga infantil integrada, uma história divertida que aborda o tema Yoga para crianças de forma lúdica e instrutiva. Sábado, às 16h30min, o autor Pedro Guerra fará um bate-papo e sessão de autógrafos.

No fim de semana, o Grupo Luz & Cena apresenta espetáculos teatrais ao público na faixa etária da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Às 14h de sábado, o grupo apresenta “Ciranda Cirandinha”, uma viagem lúdica e poética, onde a ordem é entrar na roda, cantar e dançar. A cena, o quintal e a casa do Seu Francisco, em cena os filhos, sobrinhos e vizinhos, todos ajudam na organização e nos preparativos para a grande festa de São João. Enquanto a noite não vem, brincadeiras, cirandas, cantigas e músicas que marcaram o imaginário de diferentes gerações transformam o trabalho em uma grande brincadeira. No domingo, às 15h, ocorre a peça “A Menina da Biblioteca”. Alfa, Beto e Tico, três artistas com dois grandes problemas: A falta de ideias e de imaginação para um novo espetáculo e um patrão nem um pouco compreensivo. A solução para este grande problema está na biblioteca, em algum livro e é pra lá que eles vão. Um espetáculo envolvente e divertido que leva a criança ao mundo da imaginação através dos livros de história.

No domingo, 27 de agosto, às 09h, ocorre a premiação do projeto “Escritores do Amanhã”. Cada escola promoveu, entre seus alunos, uma competição literária, em que cada um pode expressar sua opinião sobre o que gosta, o que defende, o que acredita, sobre que bandeira defende. A escola selecionou os melhores textos, divididos em categorias, sendo um texto por categoria, no máximo. Estes textos foram publicados em um livro, que será entregue ao aluno, professor e escola – um exemplar para cada um – na Feira do Livro. O tema do projeto em 2017 é “Defenda sua Bandeira”.

Atrações culturais também prometem brilhar na Feira do Livro. No sábado, 26 de agosto, Gerson Müller se apresenta às 11h; as Pequenas Cantoras da Serra Gaúcha sobem ao palco às 15h30min; a Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis dá o tom ao evento a partir das 18h30min e, encerrando a programação de sábado, show com a Banda Zanuzo e os The Sempre, com duas horas de boa música. Domingo, dia 27, Selestino Oliveira apresenta os poemas musicados de Quintana, às 10h; Acústico Menegallas se apresenta às 13h30min; as Meninas Cantoras da Serra Gaúcha sobem ao palco às 16h30min; o Grupo Folclórico Tio Xico apresenta sua riqueza cultural às 17h30min e, às 18h30min, a Banda Municipal de Nova Petrópolis traz musicalidade ao evento literário.

A Feira do Livro iniciou ainda em julho para os alunos de Nova Petrópolis. O projeto "Encontro com o Autor" foi realizado de 6 de julho a 11 de agosto no Município. Oito escritores conversaram com, aproximadamente, 3.400 alunos do Ensino Fundamental e das Escolas de Educação Infantil e pré-escolas das Escolas de Ensino Fundamental de Nova Petrópolis. Milene Barazzetti, Monika Papescu, Jaque Pauletti, Rosane Castro, Pedro Guerra, Eleonora Medeiros, Jonas Piccoli e Márcia Funke Dieter tiveram a oportunidade de trabalhar suas obras com os alunos em sala de aula.

A exposição e venda de livros e coleções também é parada garantida no evento. Nove livrarias participam da feira que respira literatura no Jardim da Serra Gaúcha. Luz da Serra Editora, Livraria Pesquisa, Livraria Baronesa, Livraria Clássica, Sebo e Livraria Orelhazzz, Do Arco da Velha, Livraria Pró-Cultura, Editora Panini e Sebo Só Ler são as livrarias que estarão presentes no evento. Durante toda a feira, o Caminhão do SESI com contação de histórias e o Baú da Leitura estarão disponíveis para o público. No sábado, a Abelhuda, do programa A União Faz a Vida, estará presente no evento. Haverá oficina de ilustração no sábado e domingo.

A 22ª Feira do Livro é uma promoção da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. O evento é realizado em conjunto com a Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofsttäter da Silva e conta com o patrocínio de Sicredi.

 

Programação - 22ª Feira do Livro de Nova Petrópolis:

 

23/08 – Quarta-feira

8h às10h30min | 14h às 16h30min

Contação de Histórias

Caixa de Teatros Cia Estrelinhas

8h às 20h - Visitação Caminhão SESI

18h30min - Abertura oficial com Patrono Felipe Kuhn Braun e apresentação dos vencedores do Festival de Música Estudantil – Categoria Pré-escola ao 5º ano

 

24/08 – Quinta-feira

8h às 11h | 14h às 16h30min

Contação de histórias

Caixa de Teatros Cia Entrelinhas

8h às 20h – Visitação Caminhão Sesi

19h – Teatro: As Aventuras do Fusca a Vela – Grupo UEBA

 

25/08 – Sexta-feira

8h às 11h | 14h às 16h30min

Contação de histórias

Caixa de Teatros Cia Entrelinhas

8h às 20h – Visitação Caminhão SESI

19h – Apresentação dos vencedores do Festival de Música Estudantil – Categoria 6º ano ao Ensino Médio

 

26/08 – Sábado

8h às 20h

Visitação Caminhão SESI

Oficina de Ilustração

10h – Debate com Autoridades Mirins 2016 e Patrono

11h – Acústico Gerson Müller

13h às 20h – Visitação Abelhuda

13h – A Árvore que fazia Ooooomm – Yoga Infantil – Grupo 4 Joaninhas

14h – Teatro: Ciranda Cirandinha – Grupo Luz & Cena

15h30min – Pequenas Cantoras da Serra Gaúcha

16h30min – Autor Pedro Guerra com bate-papo e sessão de autógrafos

17h30min – Patrono com historiadores locais

18h30min – Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis

19h30min – Show com a Banda Zanuzo e os The Sempre (2 horas de show)

 

27/08 – Domingo

8h à 20h

Visitação Caminhão SESI

Oficina de Ilustração

9h – Premiação o Projeto “Escritores do Amanhã”

10h – Acústico Selestino Oliveira – Poemas de Quintana

11h – Bate-papo entre Patrono, escritores locais e lançamento de livros

13h30min – Acústico Menegallas

15h – Teatro: A menina da Biblioteca – Grupo Luz & Cena

16h30min – Meninas Cantoras da Serra Gaúcha

17h30min – Grupo Folclórico Tio Xico – Caxias do Sul

18h30min – Banda Municipal de Nova Petrópolis

19h30min – Encerramento com Patrono Felipe Kuhn Braun

 

*Programação sujeita a alterações sem aviso prévio
 

 

Fonte: Prefeitura de Nova Petrópolis (RS)


Site elaborado pela metamorfose agência digital - sites para escritores