Capa  |  Memória  |  Estatuto (PDF)  |  Diretoria  |  Oficinas de sócios  |  Notícias  |  Fotos  | Sócios  |  Associe-se       

Notícias

Feira do Livro sedia 9º concurso literário de Venâncio Aires

AGES - Associação Gaúcha de Escritores

A 9ª edição do Concurso Literário do município aborda a temática da Feira do Livro que ocorrerá em setembro: “Ler para Despertar”. Com o propósito de fomentar a criação e produção textual e artística nos cidadãos venâncio-airenses, o concurso se divide em oito categorias e é aberto à toda a comunidade. Gerido pela comissão organizadora da 18º Feira do Livro, o concurso visa a integração a partir da literatura com intuito de promover a leitura e a interpretação daquilo que se lê, preceitos fundamentais na formação do indivíduo. Os interessados poderão participar em forma de poesia ou de desenho a partir obra literária de um dos escritores que participará da Feira do Livro ou sobre o tema da Feira.

A 9º edição terá uma novo formato de categoria, sendo essas divididas por ano escolar e ainda com uma categoria específica da comunidade, que reunirá os poemas dos interessados acima de 18 anos . Para os escolares, poderá ser feito inscrição de forma individual ou ainda por escola. Se os textos forem de autoria das escolas, e não de um único aluno ou professor, pode o educandário concorrer com apenas um texto ou desenho por categoria. (Veja a tabela abaixo).

Educação Infantil – 1 desenho relacionado à obra de um escritor
1º e 2º Anos – 1 desenho relacionado à obra de um escritor
3º e 4º Anos – 1 Poema relacionado à obra de um escritor
5º e 6º Anos – 1 Poema relacionado à obra de um escritor
7º e 8º Anos – 1 Poema relacionado ao tema da Feira
9º ano e Ensino Médio – 1 Poema relacionado ao tema da Feira
Comunidade (18 anos em diante) – 1 Poema relacionado ao tema da Feira
EJA - 1 Poema relacionado ao tema da Feira

As obras que irão concorrer na 9ª edição deverão ser entregues nas Secretarias de Cultura e Esportes ou de Educação, no Sesc ou na Biblioteca Pública. O prazo para entrega será até 14 de agosto e tanto os textos literários quanto os desenhos deverão ser entregues em envelope identificado com o nome da escola e do(a) diretor(a), endereço, e-mail e telefone para contato, será aceito apenas um texto e ou desenho de cada aluno. Para a comunidade em geral, os textos literários deverão ser entregues em envelope identificado com o nome do(a) autor(a), endereço, e-mail e telefone para contato, sendo aceito apenas um texto por pessoa.

Cada texto deverá conter os seguintes dados de identificação: nome da escola, nome do(a) aluno(a), categoria, nome do(a) professor(a) que trabalhou com o texto em sala de aula, ano/série em que o(a) aluno(a) estuda. Para a comunidade em geral o texto deverá conter os seguintes dados: nome do(a) autor(a) e categoria Comunidade. Os textos deverão ser entregues digitados, impressos em folha A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhados à esquerda para poemas, com espaçamento entrelinhas 1,5.

Os desenhos devem ser confeccionados em folha de desenho, podendo ser utilizadas as diversas técnicas artísticas, será aceito apenas um desenho por aluno.

Os textos literários e desenhos serão selecionados de acordo com os seguintes critérios: Abordagem da temática da feira e/ou de um texto ou livro de qualquer autor da feira do livro 2017; Criatividade; Ortografia (os textos deverão estar escritos conforme a nova Reforma Ortográfica); Originalidade; Para poemas: estrofes com sonoridade e ritmo.

Serão selecionados três textos e três desenhos destaques de cada categoria que serão premiados. Os textos serão avaliados por uma Comissão organizada pela Comissão Organizadora da Feira do Livro de Venâncio Aires. A entrega da premiação ocorrerá dentro da programação da 18ª Feira do Livro e consiste em um Troféu para o 1º colocado de cada categoria e medalhas para o 2º e 3º colocados de cada categoria.

Programação da Feira do Livro

31/08 (Programação infantil e público geral)

08h30- Encontro com o escritor e patrono Dilan Camargo

09h30 – Espetáculo teatral -CANTOS DE LINHO, DE LÃ - POEMAS CANTADOS DE DILAN CAMARGO

13h30 – Encontro com o escritor e patrono Dilan Camargo

14h30 – Espetáculo teatral -CANTOS DE LINHO, DE LÃ - POEMAS CANTADOS DE DILAN CAMARGO

19h – Abertura oficial,apresentação do espetáculo musical “Sobre Rodas de choro e chimarrão”, e premiação do 9º Concurso literário.

01/09 (programação infanto juvenil, juvenil e público em geral)

9h- Palestra com o escritor Jorge Luiz Martins

13h30 – Palestra com o escritor Jorge Luiz Martins

14h30 – Esquete teatral “Palavras”, com a EMEF Cidade Nova

15h - Premiação Mostra de trabalhos escolares

15h30- Apresentação musical com os alunos da EMEF Cidade Nova

20h- Apresentação da Orquestra de Venâncio Aires

02/09 (Público Geral)

15h – Apresentações com o estúdio de Dança Développé (a confirmar)

17h- Bate-papo com o patrono escritor Dilan Camargo

20h30- Espetáculo teatral “Do Outro Lado da Cerca”, grupo Curto Arte

03/09 (público geral)

15h – Apresentações musicais no espaço café

18h – Encerramento da feira do livro.

Horários de funcionamento da Feira:

31/08 e 01/09 - 08h30 às 22h

02/09 - 10h às 22h

03/09 - 10h às 18h

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Venâncio Aires


Site elaborado pela metamorfose agência digital - sites para escritores