Capa  |  Memória  |  Estatuto (PDF)  |  Diretoria  |  Oficinas de sócios  |  Notícias  |  Fotos  | Sócios  |  Associe-se       

Notícias

Definidos patrono e capataz da Feira do Livro de São Gabriel

AGES - Associação Gaúcha de Escritores

A Feira do Livro de São Gabriel (RS), que terá em 2017 sua décima edição nos dias 04 a 08 de Outubro de 2017, já definiu a escolha do seu patrono e também do seu capataz. Na tarde desta segunda-feira, 21 de agosto, o prefeito Rossano Gonçalves recebeu, juntamente com o secretário municipal de Educação, vereador Sildo Cabreira, o escritor Délio de Assis Brasil, escolhido para patrono da Feira do Livro, e o empresário Paulo Roberto Schneider, “capataz” desta edição da feira.

A Feira do Livro de São Gabriel, desde sua primeira edição em 2007, tem mantido a tradição de homenagear como patronos, escritores gabrielenses ou vinculados à Terra dos Marechais. A figura do “capataz”, por sua vez, funciona como um administrador informal da Feira, e é inspirada na figura do “xerife” da Feira do Livro de Porto Alegre.

O prefeito Rossano Gonçalves parabenizou o patrono e o capataz da Feira, e ressaltou a importância do evento para a cena cultural gabrielense. “Com muita justiça, São Gabriel é considerada Atenas Riograndense, não apenas pelo brilho dos seus escritores do passado, mas também do presente, que continuam compartilhando vivências, saberes e sonhos com seus leitores em uma linguagem criativa e dinâmica”, ressaltou.

O patrono

Délio de Assis Brasil é natural de São Gabriel, nascido em 1942, engenheiro agrônomo e produtor rural. Foi diretor-presidente da Cooperativa Rural Gabrielense, da Cooperativa Mista Agroindustrial e presidente do Sindicato Rural de São Gabriel. Como historiador, é autor das obras “O Gaúcho: Formação e Hábitos (2009)”, “O Bioma Pampa (2015)” “O Gaúcho Pampeano: A Política Oriental e Brasileira” (2017), e “O Gaúcho, o Pampa e o Gado” (no prelo)

O capataz

Paulo Roberto Schneider é empresário, economista, natural de Ibirubá, Veio para São Gabriel em 1997, quando implantou o FISK São Gabriel, que em 2017 completa 20 anos de atividades. Acompanha e participa das Feiras do Livro há diversas edições.

 

Fonte: Cláudio Moreira/ Prefeitura de São Gabriel


Site elaborado pela metamorfose agência digital - sites para escritores