Capa  |  Memória  |  Estatuto (PDF)  |  Diretoria  |  Oficinas de sócios  |  Notícias  |  Fotos  | Sócios  |  Associe-se       

Notícias

“A Máquina Fantabulástica” faz 20 anos

AGES - Associação Gaúcha de Escritores

Com mais de 76.000 volumes vendidos, livro comemora aniversário com espetáculo de dança

Este ano, Simone Saueressig está comemorando um momento especial em sua carreira: os 20 anos da primeira edição de “A Máquina Fantabulástica”, livro publicado ininterruptamente desde 1997, pela editora Scipione, do Grupo Somos Educação. “Jamais pensei que algum dia a história de Joaquim fosse chegar tão longe”, comenta a escritora. Afinal de contas, esse livro é adotado por escolas de todo o país. “É uma alegria perceber que um trabalho sem grandes pretensões, alcançou tantos leitores”, comenta Simone.

“A Máquina Fantabulástica” conta as aventuras de Joaquim, um menino que deseja crescer o mais depressa, no mundo da Máquina Fantabulástica, o experimento de um cientista louco, instalado no 13º andar inexistente de um prédio. O texto tem referências de Literatura Infantil, desenhos animados, vídeo-clips, mapas antigos e histórias de marinheiros. A própria autora se sente incapaz de reconhecer os alcances da sua narrativa: “Muitas vezes me surpreendo com o que os leitores me dizem. Cada livro é, sem dúvida alguma, uma janela para o coração de quem o lê”, comenta ela.

Para marcar o ano, Simone sugeriu à Tuane Corrêa, diretora do Grupo EmDança, de Novo Hamburgo, para criar um espetáculo de final de ano, baseado na premissa do livro. As alunas foram convidadas a ler a história e criar narrativas alternativas, das quais algumas foram escolhidas para compor o roteiro do espetáculo “Fantabulástico Mundo Novo”. Haverá mundos ao contrário, fadas, flores luminosas, piratas e o convite para embarcar em uma viagem pela imaginação – o convite para que cada um crie o “seu” mundo fantabulástico, o grande objetivo da obra.

O espetáculo acontece dias 08 e 09 de novembro, sempre às 20:30h, no Salão Nobre do Colégio Santa Catarina. Ingressos antecipados à venda na Farmácia Hamburguesa, até o dia 07 de novembro.

Simone Saueressig é gaúcha, autora de vários títulos editados por diferentes editoras nacionais. Publicando para diferentes públicos desde 1988, é mais conhecida por seu trabalho infanto-juvenil, que incluem textos como “Receita para fazer dragão” (Cortez Editora, 2015, selecionado para o catálogo da FNLIJ de 2016, na Feira de Bologna, em 2016. Selo “Altamente Recomendável” da FNLIJ), e “O Rubi Ragank” (Um Cultural, 2012), além de “A Estrela de Iemanjá” (Cortez Editora, 2009, selecionado para o catálogo da FNLIJ de 2010, na Feira de Bologna em 2010).

O Grupo EmDança, atua na cidade há vários anos. Fundado e dirigido pela professora de ballet Tuane Correa, o grupo já montou espetáculos como “Labirinto de Histórias” e “A Casa”, tendo participado de vários festivais de dança, onde receberam premiações. Os alunos do EmDança aprendem ballet clássico e contemporâneo, e suas apresentações são marcadas por trabalhos divertidos, coloridos e cheios de poesia.

O que: “Fantabulástico Mundo Novo – Os novos mundos da Máquina Fantabulástica”
Quando: 08 e 09 de novembro
Onde: Salão Nobre do Colégio Santa Catarina (Rua General Osório, 729, Hamburgo Velho, Novo Hamburgo)
Preço: R$ 15,00 (antecipados, na Farmácia Hamburguesa) e R$ 30,00 (na hora)

 

Fonte: Assessoria de imprensa da escritora


Site elaborado pela metamorfose agência digital - sites para escritores