Capa  |  Memória  |  Estatuto (PDF)  |  Diretoria  |  Oficinas de sócios  |  Notícias  |  Fotos  | Sócios  |  Associe-se       

Notícias

Programa Adote um Escritor será pauta de reunião nesta segunda, dia 26

AGES - Associação Gaúcha de Escritores

Promovido pela Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura, reunião ocorrerá na sala 303 da Câmara, às 19h.

A Associação Gaúcha de Escritores (AGES) está convidando todos os associados, professores e demais interessados para uma nova reunião nesta segunda-feira, dia 26 de fevereiro, às 19 horas, para discutir estratégias de luta pela permanência do Programa de Leitura Adote um Escritor. A reunião, promovida pela Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura, da Câmara Municipal de Porto Alegre, será realizada na sala 303 da Câmara. No ano passado, a AGES havia lançado um manifesto a favor do Adote.

O programa, que vinha sendo desenvolvido com sucesso há 16 anos na Capital e se consagrou como uma referência nacional em políticas públicas de incentivo à leitura, sofreu cortes de recursos a partir do ano passado, por decisão do prefeito Nelson Marchezan Junior e do secretário municipal de Educação, Adriano Brito.

A AGES também está engajada à campanha #SouAdote, pela manutenção do programa.

Manifeste seu apoio acessando a página.

Prefeito vetou recursos

No final do ano passado, o prefeito Nelson Marchezan Júnior vetou, no projeto que trata do Orçamento municipal de Porto Alegre para 2018, a emenda parlamentar que destinava recursos de R$ 400 mil ao programa municipal de leitura Adote um Escritor em 2018. A emenda nº 86 ao projeto de lei do Executivo municipal havia sido aprovada pela Câmara Municipal de Porto Alegre no dia 4 de dezembro e era assinada pelas vereadoras Fernanda Melchionna (PSOL) e Sofia Cavedon (PT) e pelos vereadores Adeli Sell (PT) e Reginaldo Pujol (DEM), que integram a Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura. Na ocasião, 18 vereadores e vereadoras votaram favoravelmente à emenda e outros 12 votaram contrariamente à destinação de mais recursos para o programa que visa ao incentivo à leitura em Porto Alegre.

Na ocasião, a AGES se manifestou sobre o tema, lançando uma carta de repúdio ao veto do prefeito.

Programa Adote um Escritor

O Programa de Leitura Adote um Escritor objetiva articular a leitura e o trabalho transdisciplinar de obras literárias, constituindo-se na política de leitura da Secretaria Municipal de Educação. Destina-se às escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, incluindo Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos. O Programa conta com dotação orçamentária própria da Prefeitura de Porto Alegre, sendo a verba encaminhada diretamente às escolas, para que possam adquirir obras literárias que passam a compor suas bibliotecas escolares.

Dentre as ações do Programa está aquisição de obras literárias de autores (escritores e/ou ilustradores) do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil. Para o pleno desenvolvimento do Programa, a Smed mantém assessoria pedagógica constante às escolas, para que as mesmas apropriem-se amplamente da obra de um autor, o qual é escolhido coletivamente pela escola. Posteriormente, o autor realiza uma visita à escola, objetivando um contato mais próximo com toda comunidade escolar. Como complemento ao Programa, são realizadas visitas à Feira do Livro de Porto Alegre.

A Câmara Rio-Grandense do Livro​ ​oferece uma lista de nomes de autores disponíveis para adoção.​ ​A cada ano, mais autores manifestam interesse em participar deste Programa, que é reconhecido como uma das melhores iniciativas de incentivo à leitura no país.

 


Site elaborado pela metamorfose agência digital - sites para escritores