Capa  |  Memória  |  Estatuto (PDF)  |  Diretoria  |  Oficinas de sócios  |  Notícias  |  Fotos  | Sócios  |  Associe-se       

Memória
Fundação

Em 1981, um grupo de escritores iniciou as atividades da AGES, entidade que busca reunir e representar os escritores; preservar seus interesses e direitos; preservar nosso patrimônio cultural; estimular quaisquer expressões e atividades culturais; atuar em defesa das liberdades democráticas e da livre manifestação de pensamento em todas as suas formas; combater os preconceitos e promover a convivência pacífica com base em justas relações de intercâmbio; participar no desenvolvimento e no progresso cultural do RS e do Brasil.

Em 16 de novembro daquele ano, conforme mostra a ata de fundação, escritores gaúchos se reuniram na Sala Álvaro Moreira, do Centro Municipal de Cultura, para fundar a Associação Gaúcha de Escritores, ainda com a sigla provisória AGE. Luiz Antonio de Assis Brasil foi escolhido para presidir os trabalhos e Donaldo Schüler foi o secretário.

Por aclamação, foi escolhida uma diretoria provisória que tinha o escritor Dilan Camargo como presidente da entidade, tendo o poeta Luiz de Miranda como vice.

São sócios fundadores da Associação os seguintes escritores: Alfredo Nery Paiva; Alfredo Roberto Bessow; Antonio Carlos Resende, Antonio Hohlfeldt; Ary Quintella; Carlos Carvalho; Carlos Reverbel; Carlos Saldanha Legendre; Celso Pedro Luft; Cesar Alexandre Pereira; Dilan Camargo; Donaldo Schüler; Humberto Zanatta; Ivette Brandalise; Ivo Bender; Jaime Cimenti; Jayme Paviani; Jorge Rein; José Eduardo Degrazia; José Guaraci Fraga; Kenny Braga; Laci Osório; Luiz Antonio de Assis Brasil; Luiz Coronel; Luiz de Miranda; Luiz Pilla Vares; Lya Luft; Mario Quintana; Moacyr Scliar; Ozy Pinheiro Souto; Paulo Kruel de Almeida; Ruy Carlos Ostermann; Sergio Faraco; Sergio Jockymann; Sergio Napp; Tarso Genro; e Tau Golin.

Em seu texto História da Ages, Dilan Camargo conta: "A AGES surgia assim, no momento ascendente da luta da sociedade brasileira pela redemocratização das instituições políticas. Os escritores gaúchos, a exemplo de tantos, como Érico Veríssimo, e em todo o país, somavam-se ao movimento dos vários segmentos políticos, operários, associativos, estudantis, culturais, e davam a sua contribuição para a reconstrução democrática da sociedade civil brasileira. Nesse contexto histórico, a associação participou do Comício das Diretas-já em Porto Alegre."

Pássaros do absurdo

E em 1991, o livro de poemas "Pássaros do absurdo", de Roseana Murray,  vence o 1º Concurso Nacional de Literatura AGE-Garibaldi-RS.  A publicação, cujo texto da orelha é assinado pela AGES, foi escolhido entre mais de 300 originais enviados de todo o Brasil. Na comissão julgadora do Concurso estavam o poeta Luiz de Miranda e as escritoras Lya Luft e Tânia Carvalhal.

Projeto Tecendo Histórias

Simone Saueressig e Eros Corrêa, do Colégio Estadual Marechal Floriano Peixoto: "O gênio do museu"
Christian David e Vithor Corso, aluno do 6 AT3, Colégio Prof. Leopoldo Tietböhl: "A voz"


Prêmio AGES/CCCEV de Fomento Literário

Em parceria com o Centro Cultural Erico Verissimo e a Editora Metamorfose, a Associação Gaúcha de Escritores institui a primeira edição de seu prêmio de fomento literário, o qual se justifica pela oportunidade de projeção das ações de escritores gaúchos em prol da cultura literária de Língua Portuguesa. Assim, a divulgação do nome da AGES como instituição que “age” em nome da literatura será uma consequência natural do processo. Nesse sentido, expandir as oportunidades de publicação de originais literários de boa qualidade para além das fronteiras geográficas do estado do Rio Grande do Sul é expandir a idéia de fomento a um bem maior, que é a promoção do livro e da literatura.

OBJETIVO GERAL

Fomentar a produção literária em língua portuguesa e promover o livro e a leitura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Divulgar as ações da AGES em âmbito nacional.
- Oportunizar a publicação de originais de relevância literária.



VENCEDORA DO PRÊMIO FOMENTO LITERÁRIO 2016:

VERA VERÍSSIMO, com o original de poemas ETERNO TARDIO RETORNO.

Acesse o Regulamento do Prêmio AGES/CCCEV de Fomento Literário 2016 
 


Site elaborado pela metamorfose agência digital - sites para escritores