DELALVES COSTA 

Biografia

Delalves Costa (13 de dezembro, 1981 – Osório, RS), poeta com publicação em diversas coletâneas e plataformas literárias impressas e digitais. É membro sócio-fundador da Academia dos Escritores do Litoral Norte (AELN/RS) e sócio da Associação Gaúcha de Escritores (AGES). Tem 9 livros publicados, um na área pedagógica e 8 no gênero poesia: COISAS que faltam em mim (Ponto, 2005); O Menino dos Cataventos na Rua dos Passatempos (Ponto, infanto-juvenil, 2006); “Josseu Solta-inventos e as Invenções do infantiletrando” (Ponto, infanto-juvenil, 2008); “Considerações Pré-maturas & Outras ausências” (Ponto, 2008); “Fragmentos e iluminuras do discurso pré-maturo” (Pragmatta, 2013); “Inacabamento, a eterna gestação” (Pragmatta, 2016), “O Apanhador de Estrelas” (Becalete e 2ª edição Class, 2018) e “extemporâneo” (Coralina, 2019).

Além de figurar no Catálogo do site artistasgauchos.com.br, Delalves Costa tem dado entrevistas a periódicos de várias regiões do país. Suas poesias fazem parte de revistas e portais digitais no Brasil e em Portugal, como: Pé de Moleque Livros, Mallarmargens, Ruído Manifesto, Literatura & fechadura, InComunidade, Bibliofiliacotidiana. O reconhecimento da crítica especializada e do público leitor legitimou a sua escolha para integrar a cúpula de três edições da Feira do Livro de Osório: Homenageado na 33ª e Patrono nas 21ª (2005) e 34ª (2019) edições. Também tem recebido homenagens em instituições de ensino e entidades culturais no Rio Grande do Sul. É um dos 60 autores do Projeto Autor Presente, do Instituto Estadual do Livro do RS, edição 2019.

Recentemente, diversos críticos resenharam o livro “extemporâneo” (Coralina, 2019), dentre os quais Alexandra Vieira de Almeida, escritora e Doutora em Literatura Comparada (UERJ); Krishnamurti Góes dos Anjos, escritor e crítico literário; Luis Nicanor, poeta e crítico literário; Luiz Otávio Oliani, poeta e escritor; e Cleber Pacheco, escritor e poeta. O professor de Literatura e crítico Eduardo Jablonski escreveu O Hermético na poesia de Delalves Costa (Class, 2018), um estudo crítico sobre a poesia do autor, no qual o descreve como um dos expoentes da nova geração da literatura contemporânea sul-rio-grandense.

Mestre em Educação pela Uergs, Graduado em Letras Licenciatura Plena Português e Literatura Portuguesa pela Unicnec. Profissionalmente, atua como Professor de Português, Literatura e Metodologia de pesquisa na rede estadual de ensino. Tem publicado ensaios nas revistas de circulação nacional Conhecimento Prático/Língua Portuguesa e Conhecimento Prático/Literatura e artigos de cunho científico em revistas e livros acadêmicos. Palestrante nos campos do ensino e da literatura e pesquisador acerca da cultura loco-regional do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

E-mail: rdoispontos@yahoo.com.br

  • Facebook

LIVROS

Ed. Coralina, poesia, 60 páginas, 2019.
Ed. Class, poesia, 78 páginas, 2018.
Show More

TEXTOS E NOTÍCIAS PUBLICADOS