Sat, Nov 09 | Memorial do Rio Grande do Sul

Curso de Extensão AGES vai à Feira - Área Infantil - 2019

O curso abrange a atividade Seminário Maria Dinorah: a poesia entre adultos e crianças e duas mesas das Conversas com quem escreve.
A inscrição está fechada

Horário e local

Nov 09, 2019, 1:00 PM – 7:30 PM
Memorial do Rio Grande do Sul, Rua 7 de Setembro, 1020 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90010-191, Brasil

Sobre o evento

AGES vai à Feira Área Infantil – Uma parceria da Associação Gaúcha de Escritores e Colégio de Aplicação da UFRGS

Coordenação: Professoras Doutoras Caroline Becker (CAp/UFRGS) e Gláucia de Souza (AGES/aposentada CAp/ UFRGS)

Projeto AGES vai à Feira – ano 2019

Objetivo geral: Discutir sobre a produção de Literatura no Rio Grande do Sul, através da obra de autores nascidos e/ou residentes no Estado, de modo a aproximá-los de leitores e mediadores de leitura.

Objetivos específicos:

- Aproximar escritores nascidos e/ou residentes no Rio Grande do Sul e suas obras de outros escritores, leitores, mediadores de leitura e interessados em Literatura.

- Promover reflexão acerca da escrita de autores considerados sul-riograndenses.

- Proporcionar o contato de ouvintes/leitores com obras de autores sul-riograndenses, através de diferentes meios, quer orais, quer escritos.

- Propiciar a reflexão de autores sul-riograndenses acerca de seu fazer literário, bem como de diferentes formas de veiculação de sua escrita.

Justificativa: Muitos são os eventos literários promovidos por diferentes instituições. No entanto, um pouco mais raros são os planejados por escritores para seus pares, seus leitores ou para interessados no tema “fazer literatura”. Neste sentido, os encontros AGES vai à Feira, uma iniciativa da Associação Gaúcha de Escritores, são fundamentais para a compreensão, a discussão e a reflexão acerca do fazer literário e do formar leitores. Especificamente na edição de 2019, o projeto AGES vai à Feira, realizado durante a Feira do Livro de Porto Alegre, terá, além da parceria renovada com a Câmara Rio-Grandense do Livro, status de curso de extensão universitária, a partir de parceria com o Colégio de Aplicação da UFRGS. Os interessados em obterem certificado de extensão da UFRGS, deverão participar do Seminário Maria Dinorah: a poesia entre adultos e crianças e duas mesas das Conversas sobre Escrever Literatura nos Dias de Hoje.

Público-alvo: Bibliotecários, escritores, estudantes de Letras ou áreas afins, mediadores de leitura, professores e demais interessados no assunto Literatura e Escrita.

Duração para quem quiser certificado de extensão: 10 horas (6 do Seminário e 4 de duas mesas da programação Conversas com quem escreve). Para obter o certificado de extensão universitária, o participante deve ter 80% de frequência nas atividades.

Vagas disponíveis para o Seminário: 70 vagas,

Cronograma:

I- Seminário Maria Dinorah: a poesia entre adultos e crianças

AUDITÓRIO DO MEMORIAL

Sábado, dia 9 de novembro de 2019, das 14h às 19h e das 19h30 às 20h30

14h às 14h30 – Contação de Histórias. Escritora, Professora, Contadora de Histórias e Psicopedagoga Milene Barazzetti.

14h30 às 15h15 - Maria Dinorah: professora, escritora, mediadora de leitura. Professora Doutora Gláucia de Souza.

15h15 às 16h45 – Instituto Maria Dinorah: uma proposta múltipla. Professora Doutora Patrícia Pitta, Diretora Executiva, e Carmen Prado, Diretora Administrativa do Instituto.

16h45 às 17h00 – Intervalo.

17h00 às 18h30 - Poesia e oralidade, assunto para grandes e pequenos. Professora Doutora Cristine Zancani.

18h30 às 19h – Leitura de poemas de Maria Dinorah e encerramento.

TENDA DAS 1001 HISTÓRIAS

19h30 às 20h30 - Sarau MENINAS DO SUL, com poemas de Maria Dinorah e de escritoras sul-riograndenses. Com a presença de autores da AGES, participantes do Seminário Maria Dinorah: a poesia entre adultos e crianças e demais interessados. Organização de Alexandre Brito, Escritor e Presidente da AGES, e Maria Alice Bragança, Escritora e Diretora de Comunicação da AGES.

II- Conversas com quem escreve:

BIBLIOTECA MOACYR SCLIAR

04/11/2019 – 18h30 às 20h30

Mesa 1: Escrever Literatura Juvenil – Mediação de Gláucia de Souza, Escritora e Vice-Presidente Cultural da AGES – Com a presença de autores da AGES.

12/11/2019 – 18h30 às 20h30

Mesa 2: Escrever Literatura em novas mídias – Mediação de Ivan Bittencourt Jr., Escritor e Diretor de Tecnologia da AGES. Com a presença de autores da AGES.

13/11/2019 – 18h30 às 20h30

Mesa 3: Contação de histórias e leitura – Mediação de Leila Pereira, Escritora e Vice-Presidente Social da AGES, e Léla Mayer, Escritora e Vice-Presidente Administrativa da AGES - Com a presença de autores da AGES.

A inscrição está fechada

© 2019-2021  All Rights Reserved - Associação Gaúcha de Escritores - Porto Alegre, RS - Brasil | By Bittencourt Branding and Books