• AGES

AGES lança campanha em apoio à Biblioteca Comunitária do Arquipélago

Atualizado: 25 de Abr de 2019

A campanha conta com o apoio da Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ) e do Cirandar.



Com a participação de diversos escritores gaúchos, a Associação Gaúcha de Escritores (AGES) lançou uma campanha em apoio à Biblioteca Comunitária do Arquipélago, localizada na Ilha Grande dos Marinheiros, ameaçada de desalojamento em função da construção da nova ponte do Guaíba. Mobilizados pela AGES, os escritores enviaram depoimentos, transformados em flyers, que formam um carrossel virtual em página especial do site da associação e serão distribuídos nas redes sociais. O futuro do acervo de 1,5 mil livros está ameaçado, pois o prédio da biblioteca está localizado no traçado da nova ponte do Guaíba, que está 82% concluída, e terá que ser removido para a continuidade da obra. O local é a única referência do tipo no Arquipélago, que abrange as também as ilhas da Pintada e das Flores.

Aberto desde 2014, o espaço é a primeira ação do Plano Municipal do Livro e da Leitura (PMLL) de Porto Alegre, implementada pelo Cirandar com aporte financeiro da Prefeitura de Porto Alegre e do Instituto C&A. O Cirandar, uma organização não-governamental que desenvolve ações sociais, atua como instituição formadora da biblioteca. Além das rodas de leitura, a biblioteca promove brincadeiras, teatro, piquenique literário e encontro com escritores infantis. Ao longo de seus quatro anos, foram emprestados ou consultados mais de 7 mil livros, realizadas mais de 600 mediações de leitura e mais de 500 atividades culturais envolvendo, dessa forma, mais de 4 mil crianças e jovens.

Os flyers estão disponíveis para download no link: https://www.ages.org.br/flyers
405 visualizações