Livro infantil "O Baú dos Contos de Fadas" tem lançamento neste sábado, em Caxias


Obra é o sexto livro da escritora e fala da origem das histórias (foto: Diogo Sallaberry)

De onde vêm as histórias?

Essa é a pergunta que move o livro "O Baú dos Contos

de Fadas", que a escritora Maristela Scheuer Deves autografa neste sábado, dia 24, na Do Arco da Velha Livraria e Café, em Caxias do Sul.

Sexto livro da autora - que estreou em 2010 com o romance policial "A Culpa é dos Teus Pais" -, a obra conta a história da menina Leninha e de seu avô, Guilherme, um contador de histórias nato, mas com uma mania: mudar o final dos contos. Nas versões do vovô Guilherme, a Bela Adormecida roncou por cem anos, a Branca de Neve não era tão bonita assim, Chapeuzinho Vermelho levava apenas doces diet para a vovozinha... E quando um dos netos reclama, ele dá uma única resposta: "Foi assim que tudo aconteceu".

Aconteceu? Mas não são apenas histórias? É isso o que Leninha também pensa, ao menos até o avô mostrar para ela um misterioso baú e ensinar-lhe o segredo dos contos de fadas - e de todas as outras histórias.

- Quando eu era criança, gostava muito de brincar com um baú que tinha na casa do meu avô materno, que, aliás, se chamava Guilherme e também era um ótimo contador de "causos". A partir daí, e de algumas coincidências, surgiu essa história - conta Maristela.

A escritora, nascida na região das Missões e que morou por duas décadas em Caxias do Sul (atualmente cursa mestrado em Letras - Escrita Criativa na PUCRS, em Porto Alegre), tem visto suas obras trabalhadas por dezenas de escolas em várias cidades, e acredita que o novo livro ajuda a responder, de uma forma lúdica, a uma pergunta dos seus pequenos leitores, justamente a que abre este texto: de onde vêm as histórias?

- Agora, lendo "O Baú dos Contos de Fadas", eles vão poder descobrir - brinca.

"O Baú dos Contos de Fadas" conta com financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC) de Caxias do Sul e com apoio cultural da empresas Marcopolo e Banco Moneo. As ilustrações são de Ernani Carraro (que já venceu prêmios como o Açorianos e o Ages), e a produção cultural é de Cristina Nora Calcagnotto.


SERVIÇO O que: lançamento do livro infantil "O Baú dos Contos de Fadas"

Quando: neste sábado, dia 24, das 10h às 13h

Onde: na Do Arco da Velha Livraria e Café, na Rua Dr. Montaury, 1570, em Caxias do Sul

O livro: Lorigraf, 80 páginas, R$ 35

78 visualizações1 comentário