Pular para o conteúdo
logo ages

NOVA DIRETORIA DA AGES CELEBRA POSSE EM 10 DE JANEIRO

  • por

Um jantar, no próximo dia 10 de janeiro, às 20h, no Barranquinho, vai celebrar a posse da nova diretoria da Associação Gaúcha de Escritores (AGES), biênio 2023/2024.

Eleita por aclamação em assembleia geral, híbrida, em 17/12, a nova diretoria tem na presidência a escritora e artista multimídia Liana Timm, vice-presidente Cultural da AGES no biênio 2021/2022. Integram também a nova diretoria eleita: Catia Castilhos Simon, vice-presidente Cultural; Lilian Rocha, vice-presidente Social; Manuela Dipp, vice Administrativa; Jane Tutikian, diretora de Integração Universitária; e Maria Alice Bragança, diretora de Comunicação.

LIANA TIMM é artista multimídia, arquiteta, poeta e designer. Transita pelas artes visuais, pela literatura, pelas artes cênicas e pela música. Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976/96). Especialista em Arquitetura habitacional e mestre em Educação pela UFRGS. Realizou 76 mostras individuais, nos mais importantes espaços de exposição brasileiros, 35 shows musicais em Porto Alegre, interior do Rio Grande do Sul, Montevidéu (Uruguai), Miami (EUA) e em Toulx Sainte Croix (França). Publicou 66 livros, sendo 18 individuais de poesia, recebeu 17 prêmios nas diversas áreas de atuação. Desenvolve suas produções e publicações através da Território das Artes – editora e produtora cultural.

CÁTIA CASTILHO SIMON é doutora em estudos da literatura brasileira, portuguesa e luso-africana pela UFRGS. Recebeu o prêmio Vianna Mog, em 2014. Conquistou o 1º lugar na categoria ensaio, da UBE/RJ, pelo livro “Labirintos da realidade: diálogo de Clarice Lispector com Machado de Assis”. Publicou contos, ensaios e poesias em diversas coletâneas e periódicos. Também publicou individualmente “Por que ler Clarice Lispector” e “Rastros de estrela”, ambos pela TDA. É co-organizadora e co-apresentadora do “Digressões Clariceanas”, veiculado pela Território das Artes, desde 2021.

LILIAN ROCHA é natural de Porto Alegre, RS. É analista clínica, escritora, poeta e musicista. Autora dos livros “A vida pulsa: poesias e reflexões”, “Negra Soul”, “Menina de tranças” e “Agò”. Participa de inúmeras antologias poéticas brasileiras e portuguesas e de várias agremiações literárias nacionais e internacionais. Patrona da Feira do Livro de Canoas em 2021.

MANUELA LOPES DIPP é poeta e nasceu em Porto Alegre, RS. É graduada em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da PUCRS. Tem participado e estimulado diversos saraus de poesia, e, desde julho de 2020, organiza semanalmente o Sarau da Invencionática, realizado on-line, com presença de poetas e músicos de todo o Brasil, Argentina, Canadá e Espanha. É autora de “Poemas para colocar dentro de uma garrafa” (Bestiário, 2021). Publicou poemas na Revista Escriba, Revista Gente de Palavra, e em coletâneas nacionais (“Enluaradas” e “Arca dos desejos por Porto Alegre”) e internacionais (“Conexões Atlânticas”). Como haicaísta, participou das coletâneas “Oscilações de partida” (bilíngue português-japonês) e “Clarões manifestos”, com 140 haicaístas de todo o país.

JANE TUTIKIAN nasceu e reside em Porto Alegre. Ocupa a cadeira 39, da Academia Literária Feminina e é membro da Academia Rio-Grandense de Letras. Foi vice-presidente de Cultura da AGES por oito anos e presidente da Associação Lígia Averbuck, do IEL. Escreveu 22 livros, entre contos, novelas e novelas infantojuvenis. Recebeu vários prêmios da literatura brasileira, entre eles o Jabuti. Participou de antologias nacionais e internacionais. Organizou mais de 20 livros. Patrona de diversas feiras do livro no Rio Grande do Sul e da 57a Feira do Livro de Porto Alegre.

MARIA ALICE BRAGANÇA nasceu em Porto Alegre, RS. Poeta, jornalista, graduada em Comunicação pela FABICO/UFRGS e mestre em Comunicação pela PUCRS. É autora dos livros de poemas “Quarto em quadro”, “Cartas que não escrevi” e “Misterioso pássaro” (haicais). Participou de diversas feiras e festivais internacionais de livros na Argentina, Itália, México, Panamá, Peru, Uruguai e de coletâneas e revistas literárias em Cabo Verde, Espanha, Brasil e Portugal. Seus poemas foram traduzidos para o espanhol, inglês e japonês.

AGES – Associação Gaúcha de Escritores