Poema "morte anunciada", de Demétrio de Azeredo Soster, ganha 15º Concurso Literário Mário Quintana

O poeta Demétrio de Azeredo Soster, sócio da AGES, conquistou o primeio lugar do Concurso Literário Mario Quintana, categoria Regional, com o poema "m


orte anunciada". Lucêmio Lopes da Anunciação, de Canela; e Maria do Carmo Manzke Rodriguez, de Porto Alegre, foram classificados em segundo e terceiro lugares.


Na categoria Poesia Nacional, o prêmio de primeira colocada ficou com Viviane Ferreira Santiago, São Paulo (SP). Flavio Rubens Machado de Queiroz, Cabo Frio (RJ); e Airton Souza de Oliveira, Marabá (PA), receberam troféus pelo segundo e pelo terceiro lugares. 

Na modalidade Nacional, Conto, a classificação foi a seguinte: Viviane Ferreira Santiago, São Paulo (SP), primeira colocada; Airton Souza de Oliveira, Marabá (PA), segundo; e Maria Luiza Vargas Ramos, Florianópolis (SC), terceiro.

Os vencedores em Crônica, Nacional, foram Rui Trancoso de Abreu, Limeira (SP), primeiro lugar; Renata Jeane de Santana, Recife (PE); e Tatiana Alves Soares, Rio de Janeiro (RJ), segundo e terceiro lugares.

Na Regional, categoria Conto, Guilherme Giugliani, de Porto Alegre; Danilo Giroldo, de Rio Grande; e Ednei Pedroso dos Santos, também da capital, foram, respectivamente, primeiro, segundo e terceiro colocados.


Em Crônica, Regional, as premiações foram as seguintes: Regina Célia Porto da Silva e Renato Soares de Lima, ambos de Porto Alegre, primeiro e segundo lugares; e Delmar Bertuol Alves da Silva, de Feliz, terceiro colocado.


Já o 14ª Troféu Palavra Viva foi entregue ao escritor gaúcho Alexandre Brito. A premiação ocorreu em outubro último.


Foram inscritos 520 textos e 64 fotografias no concurso.

Neste ano, o tema do Concurso Fotográfico, que é dividido em Geral e Sintrajufe, foi “Crenças e religiosidade”. As fotos vencedoras serão publicadas no calendário 2020 do Sintrajufe/RS. Na categoria Sintrajufe, a vencedora foi Christianne Barros, dependente de sindicalizado; em segundo lugar, Diego Eridson Beck, do TRF4; e, em terceiro, Maria Clara Lucena Adams, do TRT4, que recebeu também uma menção honrosa.


Na categoria Geral, o primeiro lugar ficou com José Adilson Rosa, de Porto Alegre, que ganhou também menção honrosa e prêmio do Júri Popular, pelo qual recebeu um curso de fotografia oferecido pela Escola Câmera Viajante. Em segundo e terceiro lugares, respectivamente, foram premiados Jorge Leão e Evandro Silveira Leal, também da capital.


As informações são do site Sintrajufe/RS.




10 visualizações