Poesia gaúcha com inspiração zen budista


O novo livro de poemas de Demétrio de Azeredo Soster terá seu primeiro lançamento no dia 29 de junho de 2019, um sábado. A sessão de autógrafos se realiza na Livraria e Cafeteria Iluminura (Borges de Medeiros, 471), em Santa Cruz do Sul, a partir das 9h30 horas até o meio-dia.


A obra, pela Editora Catarse, é dividida em duas partes: Honkyoku e Poemas de Bicicleta. Na primeira parte, Honkyoku, a poesia vai buscar inspiração no som da shakhuachi, as flautas japonesas de bambu, que Demétrio estuda desde há algum tempo, para encontrar sua razão de ser.


A ferramenta que Demétrio usou como inspiração para isso foram as honkyoku, ou seja, as melodias usadas para meditação pelos komuso – monges da escola fuke de zen budismo, que existiu durante a dinastia Edo (1600 a 1868), no Japão medieval.


Os komuso, também chamados de “monges mendicantes”, “monges do nada” ou, ainda, “monges do vazio”, eram conhecidos por usar uma espécie de cesto (tengai ou tengui) na cabeça, impossibilitando sua identificação, e evitando, dessa forma, as manifestações do ego.

Honkyoku significa o som original, o som primeiro, seminal, que os komuso executavam em suas shakhuachi.


A segunda parte do livro – Poemas de Bicicleta, é composta de 14 poemas de caráter aforismático onde seu autor brinca com axioma “a bicicleta transforma”, que persegue desde que se transformou em cicloturista e passou a pedalar longas distâncias pela rutas da América Latina e arredores.


“A ideia, aqui, é fazer um exercício estilístico com esta perspectiva de transformação que se dá por meio do movimento, neste caso, impulsionado pela bicicleta”, explica.


Honkyuku possui 80 páginas e formato 11,5 x 22 centímetros. Capa e ilustrações são de Gabriel Renner. Pode ser adquirido desde agora, em Santa Cruz do Sul, nas livrarias Campus (Unisc) e Iluminura (Borges de Medeiros, 471 – Centro); em Porto Alegre, na Bamboletras (Lima e Silva, 776 - Olaria). O preço sugerido de capa é de R$ 20,00 Outra opção é diretamente com o autor, pelo (51) 99995.0106.

0 visualização